Frequently Asked Questions

 

 

Integração de Sistemas

 

 

1.     Na integração, como funciona o fluxo de compras de download de carrinho ?



O fluxo de compras de download de carrinho, consiste em 3 passos de integração.

 


1) Enviar a cotação para BIOnexo :

Consiste em enviar uma solicitação/pedido de cotação (PDC) para BIOnexo , utilizando o Web Services diretamente no sistema de gestão (operações WASE ou WAS) ou upload manual (gerar o XML a partir do sistema de gestão e fazer upload na plataforma):

Operações desse passo :
Integração Manual : WA
Integração Web Services : WAS / WASE
Layout XML : WA

2) Baixar o carrinho montado na BIOnexo :

Depois que a cotação estiver com o status encerrada , será possível escolher os fornecedores vencedores da cotação dentro da plataforma BIOnexo, adicionando-os ao carrinho de compra. Depois de montar o carrinho de compras, o mesmo poderá ser importado para o sistema de gestão, utilizando o download do arquivo XML na BIOnexo, ou baixando diretamente por web services.

Operações desse passo :
Integração Manual : WD
Integração Web Services : WDG
Layout xml : WD

 3) Enviar confirmação da cotação para BIOnexo :

Depois que o carrinho for importado no sistema de gestão , o usuário irá confirmar a cotação , gerando as ordens de compras/pedido no sistema de gestão, sendo que a confirmação da cotação deverá ser enviada para BIOnexo via upload de arquivo ou via web  pelo sistema de gestão.

Operações desse passo :
Integração Manual : WB
Integração Web Services : WBS
Layout xml : WB

 

Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail integracao@bionexo.com

 

 

2.     Na integração, como funciona o fluxo de compras de download de respostas ?



O fluxo de compras de download de respostas , consiste em 3 passos de integração

 


1) Enviar a cotação para BIOnexo :

Enviar uma solicitação/pedido de cotação (PDC) pra BIOnexo , utilizando o Web Services diretamente no sistema de gestão (operações WASE ou WAS) ou upload manual (gerar o XML a partir do sistema de gestão e fazer upload na plataforma)

Operações desse passo :
Integração Manual : WA
Integração Web Services : WAS / WASE
Layout xml : WA

2) Baixar a respostas dos fornecedores :

Depois que a cotação estiver com o status encerrada , será possível importar as respostas dos fornecedores para o sistema de gestão , utilizando o download de arquivo XML diretamente na plataforma , ou então importando diretamente no sistema de gestão no caso de Web Services.

Operações desse passo :
Integração Manual : WC
Integração Web Services : WCG
Layout xml : WC

 3) Enviar confirmação da cotação para BIOnexo :

Depois que as respostas foram importadas no sistema de gestão , o usuário irá escolher o fornecedor vencedor , gerando em seguida as ordens de compra/pedido para cada item da cotação, esse processo de geração das ordens de compra , é a confirmação da cotação e a mesma deverá ser enviada para BIOnexo via upload de arquivo ou então via web services pelo sistema de gestão.

Operações desse passo :
Integração Manual : WB
Integração Web Services : WBS
Layout xml : WB

 

Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail integracao@bionexo.com

 

 

3.     Na integração, como funciona o fluxo de compras de download de itens confirmados ?

O fluxo de compras de download de itens confirmados é o mais simples e objetivo, e consiste em apenas 2 passos



1) Enviar a cotação pra BIOnexo :

Enviar um pedido de cotação pra BIOnexo , utilizando o Web Services diretamente no sistema de gestão (operações WASE ou WAS) ou upload manual (gerando o XML a partir do sistema de gestão e fazendo upload na plataforma)

Operações desse passo :
Integração Manual : WA
Integração Web Services : WAS / WASE
Layout xml : WA

2) Baixar a confirmação da BIOnexo:

Depois que a cotação for encerrada , o comprador irá selecionar os fornecedores vencedores (montando o carrinho), e confirmará a cotação , com a cotação confirmada , já poderá baixar o XML de confirmação na plataforma , ou no caso de Web Services, o download será diretamente pelo sistema de gestão.

Operações desse passo :
Integração Manual : WE
Integração Web Services : WEG
Layout xml : WE

 

Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail integracao@bionexo.com

 

 

4.     Preciso realizar o de-para de forma de pagamento, unidades de medida e categorias de produtos ?

 


A planilha de formas de pagamento, unidades de medida e categorias de produtos são necessárias na troca de informações entre os sistemas, pois o identificador para as informações citadas são reconhecidas através do ID.

 

Exemplo: Quando é informado a forma de pagamento a vista na resposta de um fornecedor, o arquivo xml é gerado com um código para identificar tal informação:


TAG: <Id_Forma_Pagamento>2</Id_Forma_Pagamento>

O ID será o meio de ligação entre a forma de pagamento registrada na BIOnexo e a forma de pagamento registrada no sistema de gestão.

 

Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail integracao@bionexo.com

 

 

5.     Quais os testes necessários para integração via web services ?



As operações disponíveis para testes estão listadas abaixo, porém, dependendo do fluxo de compras utilizado, algumas operações tornam-se opcionais, sugere-se consultar o manual PDF do fluxo a ser utilizado:

 

WAS: Cria Pedido de Cotação Direta

WASE: Cria Pedido de Cotação em Espera

WAU: Altera do Pedido de Cotação já Publicado, em análise ou Confirmado.

WBS: Cria Pedido de Compra (Itens Cotados)

WBSC: Cria Carrinho de Compras (Pré-Pedido)

WCG: Recupera Respostas (Itens e Cotações)

WDG: Recupera Carrinho de Compras (Pré-Pedido)

WEG: Recupera Pedido de Compras

WIP: Cadastro / Alteração de Produtos

WMG: Recupera Fornecedor(es)

WFG: Recupera Contratos

WOP: Registrar Ocorrência para Fornecedor

 

Existem operações de manutenção que são utilizadas em qualquer fluxo de compras e estas devem ser desenvolvidas e/ou verificadas com o sistema de gestão local se esta disponivel na integração via web services com a Bionexo. Ex.:

WAU: Altera do Pedido de Cotação já Publicado, em análise ou Confirmado.

WIP: Cadastro / Alteração de Produtos

WMG: Recupera Fornecedor(es)

WFG: Recupera Contratos

WOP: Registrar Ocorrência para Fornecedor

 


Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail integracao@bionexo.com

 

 

6.     Na integração de Cadastro e manutenção de Produtos (operação WIP), se for cadastrado um produto na Bionexo, o mesmo produto será cadastrado via web services no sistema de gestão ?

 


R.: Não, a integração para cadastro e manutenção de produtos deve-se originar sempresa no sistema de gestão, ou seja, sempre que um novo produto for cadastrado no sistema de gestão ou modificado, o sistema local deve chamar o web services BIOnexo para realizar o cadastro/manutenção

 

Obs.: Para fazer uso da integração de cadastro de produto é necessário que o sistema de gestão tenha sido parametrizado para utilizar a operação WIP via  Web Services. (É necessário verificar com o sistema de gestão se a funcionalidade está disponível).

 

7.     Para operação WASE (upload de solicitação/pedido de cotação em espera) via Web Services, onde consigo visualizar o Pedido de Cotação (PDC) enviado?

 

No menu esquerdo na página inicial da Bionexo após realizar login, na aba integrações, clicar na opção Upload em Espera, selecionar a opção da categoria do(s) produto(s) enviado(s) para cotação, na próxima tela que será exibida, você poderá encontrar o PDC procurando pelo número interno do pedido no seu sistema de gestão. Caso não consiga encontrar o PDC mesmo efetuando todos estes passos, por favor entrar em contato com a equipe de Back-Office Bionexo pelo infobr@bionexo.com.br ou pelo telefone (11) 3133-8100.

 

 

8.     Quando o PDC estiver em espera, caso eu necessite cancelar apenas um item, isto será possível ou será possível apenas o cancelamento total?


Não será possível, você poderá apenas excluir o PDC, antes que o mesmo esteja publicado, na tela de Upload em espera.

 

 

9.     Utilizando operação WAU (alteração de PDC), caso eu envie todos os itens com a quantidade zero em um PDC que esteja confirmado, ele será cancelado ou nesta situação não se pode cancelar todos os itens ?


Nesta situação você poderá cancelar um item, caso envie quantidade zero para o item em específico. A operação para realizar a ação através de web services é a WAU.

 

A operação webservices WAU também deverá ser utilizada nas ocasiões em que houve necessidade de cancelamento de uma Ordem de Compra gerada a partir da integração com a Plataforma Bionexo. Este cancelamento deverá ser transmitido à Plataforma Bionexo e representará, nesta última, o cancelamento da confirmação do(s) item(ns).

 

Para efetivar o cancelamento da confirmação será necessário que a quantidade no XML (layout WA) esteja zerada para todos os itens que se deseja cancelar. Se TODOS os itens do PDC forem cancelados, o status do pedido de cotação passará a ser Pendente; do contrário, se apenas alguns itens sofrerem o cancelamento da confirmação, o PDC permanecerá com o status Pedido Confirmado.

Pedidos de Cotação ou Pedidos de Reposição de Contrato poderão sofrer algumas alterações, mais diretamente associadas à prorrogação ou antecipação do vencimento do PDC ou ao ajuste das datas e quantidades programadas para a entrega. Alterações em PDCs já publicados também deverão ser realizadas apenas por webservices, através do consumo da operação WAU. As alterações possíveis serão regidas pelas seguintes regras:

 

*    PDC já publicado (status Pendente): PDCs, assim que publicados, assumem o status de “pendente”. Durante este momento do processo é possível efetuar alteração do vencimento da cotação, para mais ou para menos da data e horário originais. Porém a nova data e hora deverão ser maiores que a data e horário atual da atualização (ou seja: data de vencimento > sysdate).

*    PDC em análise (status Encerrado): Após o vencimento do PDC, seu status torna-se “encerrado”. Durante este momento do processo é possível efetuar a alteração do vencimento da cotação, para mais ou para menos da data e horário originais; também é possível alterar a quantidade e programação de entrega dos itens.

*    PDC confirmado (status Confirmado): Durante este momento do processo é possível alterar a programação de entrega. Para a alteração da programação de entrega, será obrigatório que o total das quantidades programadas seja igual à quantidade confirmada do item. Para PDCs confirmados, não será possível alterar seu vencimento.

 

10.  É possível alterar a programação de entrega de um item confirmado ?

 

Sim, você pode utilizar a operação de web services WAU (LAYOUT WA) para alteração de programação de entrega do item.

 

 

11.  Os produtos cadastrados no meu sistema de gestão serão enviados para a plataforma automaticamente ?

Quando utilizado a integração por web services (operação WIP), os produtos poderão migrar automaticamente para plataforma, desde que o sistema de gestão esteja configurado para isso.

 

12.  Um PDC confirmado pode ser alterado por alguma operação web services ?

 

Sim, através da operação WAU (alteração de PDC), o hospital poderá cancelar um item confirmado, alterar a programação de entrega, e reabrir o PDC mesmo que o PDC tenha itens já confirmados, essa opção funcionará somente se o hospital estiver habilitado na BIOnexo para tal funcionalidade.